COMO A "IGREJA" VIROU UM CIRCO - O ALERTA DE CHARLES SPURGEON



Ao assistir ao vídeo, ative a legenda em português, clicando em “cc”.

Charles Spurgeon, considerado o maior pregador do século 19, talvez tenha sido o primeiro a denunciar o risco que a inserção de entretenimento no culto representava para a igreja.

A fim de fazer oposição a uma tendência que se mostrava cada vez mais forte na Inglaterra, Spurgeon publicou uma série de artigos, em 1887, chamados "Downgrade Articles" - Artigos da Decadência. Ele vinculou a verdade ao mais alto topo de uma inclinação. Ele mostrou que apenas um pequeno passo leva rapidamente a um rápida escorregadela para o abandono do verdadeiro cristianismo.

Mas a Inglaterra não levou a sério as palavras de Charles Spurgeon, a ponto de ser constrangido pela própria União Batista, que havia se beneficiado de suas pregações por décadas. Finalmente, ele deixou a organização, sendo ridicularizado e visto como um causador de problemas. A controvérsia o desgastou e a sua saúde declinou rapidamente. Em 1892, com a idade de 57 anos, Spurgeon deixou esse mundo para estar com Cristo, a quem ele amava e defendeu por 40 anos no púlpito.

Não podemos desprezar as palavras de Spurgeon hoje. Na verdade, Spurgeon viu a solução para um problema que contaminou rapidamente as igrejas de todo o mundo. Para cada crente, essa solução é o avivamento pessoal. Humildade perante Cristo em arrependimento, e o renovo do espírito - é isso que tira o homem da queda espiritual.

Mas para que isso aconteça, é preciso acontecer primeiramente um retorno para as verdades simples das Escrituras. Devemos voltar a crer na simplicidade do Evangelho. Um arrependimento humilde e uma entrega a Jesus Cristo em vez dos "meios mundanos" que vemos hoje.

O vídeo compartilhado junto a esse texto é muito impactante, pois revela como a igreja tem se transformado num circo. Recomendo insistentemente que você o assista até o fim. Cenas quase inacreditáveis  denunciam a que ponto chegou nosso declínio. E isso é somente a ponta de um iceberg.

Por favor, ajude a compartilhar este grave alerta.
Alan Capriles

Comentários

Alan Capriles disse…
Agradeço ao Daniel Ramos, que foi o amado irmão que me indicou este vídeo.

Um forte abraço! Estamos juntos nessa luta pelo retorno ao genuíno evangelho!
Rô Moreira disse…
Tremendo Alan. "avivamento pessoal"

Isso só se dá quando retornamos as escrituras, ao Evangelho simples de Jesus. Muito bom. Paz
Alan Capriles disse…
É verdade, Rô. E tenho sido testemunha de que a pregação do evangelho, e somente do evangelho, leva as pessoas a um relacionamento pessoal com Cristo. É disso que a maioria de nossos irmãos precisa hoje: voltarem a amar o Senhor. Entretenimento não leva a esse amor, somente a pregação do evangelho faz isso.

Graça e paz!

P.s.: Se achar pertinente, divulgue esse vídeo no Mulheres Sábias. Será preciso lembrar aos irmãos de ativarem a legenda, cliclando em "cc".
Graça e paz Pr.Alan

Fiquei bastante impressionada quando o irmão Daniel me mostrou este vídeo,como Spurgeon previu a mais de 100 anos atrás,o entretenimento dentro da igreja,em substituição ao evangelho puro e simples,pode destruir homens e levá-los ao inferno,não é com métodos e estratégias humanas que vamos ganhar almas pra Cristo,de fato os métodos humanos podem trazer pessoas para as denominações,mas não faz nada além disto,trazer homens irregenerados,que não foram convenidos de seus pecados pelo Espírito Santo,estão buscando oque o mundo pode lhes dar e acham que tendo isto dentro das igrejas parece menos errado,filhos da carne estão sendo gerados por todo este entretenimento e humanismo,Jesus disse que os filhos de Deus chegam quando o próprio Senhor os trás(Jo 6:44)""Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia",aqueles que estão chegando pelos métodos humanos são apenas filhos da carne como Ismael foi,de maneiro nenhuma herdarão junto com os filhos da promessa,Deus manda que ponham fora o filho da escrava.É lamentável que nossos amados irmãos não enxerguem esta verdade tão simples e clara das escrituras.Fica com Deus.

Sua amiga e irmã em Cristo.
WebPCamaral disse…
Alan. a paz do Senhor!

Mais uma vez pego um texto seu e divulgo no PC@maral.

Este texto, e a fala de Spurgeon nunca estiveram tão atuais. Passa o tempo mas a estraégia de Satanás continua a mesma. E como o proprio Spurgeon declara: "O diabo raramente criou algo mais perspicaz do que sugerir à igreja que sua missão consiste em prover entretenimento para as pessoas, tendo em vista ganhá-las para Cristo"

Deus te abençoe!
Irismar Oliveira disse…
Lembro quando li uma mensagem de Spurgeon, mas não sabia que era dele, fiquei assusta quando percebi que era dele,pois parecia tão atual como se fosse uma mensagem de um pregador dos dias atuais. Ele disse:

Os homens parecem nos dizer: “Não há qualquer utilidade em seguirmos o velho método, arrebatando um aqui e outro ali da grande multidão. Queremos um método mais eficaz. certos pastores que estão traindo astuciosamente nosso sagrado evangelho sob o pretexto de adaptá-lo a esta época progressista.

Somos orientados a não nos moldar ao patrão do mundo. Muitos abandonaram os metidos do Espirito Santo e passaram a usar os dois homens pois os seus são amos rápidos os de Déus demoram de mais, e não perdem tempo.

Amigo te desejo um bom fim de semana. Obrigada por partilhar esse video.
Daniel Ramos disse…
As cenas do documentário são chocantes e marcantes . A palavra "desvio" é pouco para descrever o que a chamada "igreja moderna" tem vivido .Nunca imaginei que viveria pra ver algo como show de motocross dentro de uma "igreja" , é tão triste que não da para chamar aqueles locais de "igreja" . Que todos quantos verem este documentário divulguem mais e mais , para ver se porventura nosso Senhor Jesus abra os olhos de mais vidas que são cativas do entretenimento . Como disse Charles Spurgeon certa vez : .." ah Senhor , tira todo lixo e baboseira de dentro da sua igreja ..."

Que Deus guarde todos nós .
Alan Capriles disse…
Olá, Val
Também fico impressionado em como tão rapidamente a "igreja" se tornou apenas uma opção de entretenimento entre outras, que o mundo oferece.

Achei muito interessante o breve testemunho que você contou. Quem já não passou por isso? Pena que nem todos refletem como você fez, e eu mesmo, poucos anos atrás. Mas este blog existe justamente para promover essa reflexão.

Agradeço muito pelo incentivo. Aproveito para mandar um forte abraço a todos os nossos irmãos da First Baptist Atlanta, na graça e paz de nosso Senhor Jesus!
Ilton Santana disse…
Mensagem para nós, para nosso tempo e nossas igrejas