A profecia que será revelada a seguir encontra-se no “Livro da Ascensão de Isaías”, um apócrifo do Antigo Testamento, que remonta ao primeiro século. Consiste em detalhes acerca do martírio do profeta Isaías, visões messiânicas e apocalípticas que ele teria tido e, principalmente, trata de seu arrebatamento em espírito aos céus. Sucessivos Concílios recusaram a inspiração divina desse livro por causa de seu caráter esotérico.
O trecho do Livro da Ascensão de Isaías que apresento abaixo é uma profecia que surpreende por sua exatidão. A impressão que temos é a de que o “profeta” vislumbrou nosso tempo, especialmente a crise na qual se encontra a igreja cristã. O desprezo pelas escrituras, a disputa por cargos ministeriais, a negligência e opressão pastoral, o anseio pelas riquezas, a distorção do evangelho, o mundanismo na igreja e as divisões entre seus líderes – tudo isso revelado com assombrosa precisão.
Confira e tire suas próprias conclusões:
E mais tarde, na ocasião do segundo advento, os discípulos negligenciarão a doutrina dos doze apóstolos e alterarão sua fé piedosa e querida.
E haverá muitas discussões sobre o seu primeiro e sobre o seu último advento.
E muitos, nesses dias, lutarão pelos cargos sem ter a sabedoria que os torne dignos destes.
E veremos anciãos iníquos, pastores rapaces oprimindo suas próprias ovelhas; os santos pastores negligenciarão seus deveres mais sagrados.
E muitos haverão de trocar suas nobres vestimentas de santo pelo hábito daqueles que possuem as riquezas. Haverá distinção de pessoas, e muitos procurarão os homens deste mundo.
Haverá calúnias e caluniadores que não se regozijarão com a aproximação do Senhor, e muitos serão privados das luzes do Espírito Santo.
E só haverá, nesses dias, poucos profetas que, em diferentes lugares, anunciarão as grandes verdades.
Por causa do espírito falso e da fornicação, do espírito de ignomínia e da avareza que inspiram aqueles que dizem: “Tornai-vos escravos do ouro e daqueles que o possuem!”
E sentimentos de ódio intenso surgirão entre os pastores e os anciãos.
E a cobiça apoderar-se-á da maioria dos corações, e cada um só falará dos objetos do seu desejo.
E serão negligenciados os oráculos dos santos profetas que existiram antes de mim, e serão negligenciadas as minhas profecias, e as pessoas entregar-se-ão ao turbilhão de seus corações.
(Livro da Ascensão de Isaías, cap. 3:21-31)