quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

IGREJA PRIMITIVA: JARDIM DE INFÂNCIA?

Acabo de ouvir um dos maiores absurdos que já foi dito num debate evangélico. Creio que qualquer cristão sincero concordará comigo.

Costumo ouvir os debates da rádio Melodia, que considero melhores do que os da 93FM, mas, de vez em quando, fico indignado com algumas asneiras que são ditas. Geralmente deixo prá lá, embora lamentando pelos ouvintes que não sabem identificar o erro. Porém, ouvi um absurdo tão grande no debate de hoje, que não posso deixar passar em branco.

Uma certa doutora (a quem não estou julgando) declarou que a igreja evangélica atual não precisa de nenhuma nova reforma, pois o modelo bíblico de igreja, segundo o livro de Atos, simplesmente não deve ser seguido.

Segundo ela, "a igreja primitiva foi a infância da igreja" e agora sim é que a igreja estaria amadurecida. Parece inacreditável, mas foram exatamente estas as palavras da erudita debatedora: "a igreja primitiva foi a infância da igreja"!

O mais grave de tudo é que nenhum dos outros debatedores, alguns de carteirinha, e nem mesmo o moderador do debate, nenhum deles manifestou desaprovação ou sequer surpresa com esta declaração absurda. E, como diz o ditado, "quem cala, consente".

Ainda segundo a doutora, os pastores que alertam para a necessidade de uma nova reforma, estariam prejudicando os membros de suas igrejas. As palavras dela foram tão duras contra estes pastores, que chegaram a ser depreciativas e condenatórias. Talvez ela não saiba que, entre os pastores que alertam para a urgente necessidade de reforma, estão verdadeiros homens de Deus, como o reverendo Hernandes Dias Lopes, no Brasil, o bispo Walter McAlister ou o pastor Paul Washer, nos Estados Unidos.

Ao chamar a igreja do livro de Atos de infantil estaria ela afirmando que os apóstolos brincavam com as coisas de Deus? Será que os auto-consagrados "apóstolos" destes últimos dias são mais cheios do Espírito Santo que os apóstolos Pedro, João e Paulo?

Como se atreve esta doutora a dizer um absurdo tão grande assim?!

Aproveito para desabafar que me sinto angustiado contra este modelo de igreja-empresa que hoje se apresenta, onde o que era pra ser casa de oração virou "casa de show", altar virou "palco" e pastor de ovelhas virou "animador de auditório". Será que estão todos dormindo? Talvez estejam sim, a grande maioria, ou pior ainda: talvez estejam cegos!

Mas as palavras absurdas da doutora apenas refletem a característica deste último período da igreja, no qual a maioria dos pastores receberiam do Senhor a mesma mensagem que foi destinada para a igreja de Laodicéia:

“Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu), aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te.” (Apocalipse 3:17-19 RC)

Mas, alguém ainda quer ouvir falar em zelo e arrependimento?

2 comentários:

Anônimo disse...

COM TODO RESPEITO PASTOR ALAN, O SEU COMENTARIO É IRRESPONSÁVEL!!! A DRA ENY PENICHE NUNCA FALOU ISSO E NUNCA FALARIA, PORQUE ELA É MUITO SÉRIA COM A PALAVRA DE DEUS...EU OUVI ESTE DEBATE...O QUE ELA DISSE FOI QUE O INICIO DA IGREJA ERA A INFANCIA, "CRONOLOGICAMENTE FALANDO"...O SR. DEVERIA TER MAIS CUIDADO AO TENTAR DESTRUIR UM NOME PROFISSIONAL DE UMA PESSOA QUE ESTÁ NOS DEBATES HÁ MAIS DE 12 ANOS!!! ABENÇOANDO MUITA GENTE, INCLUSIVE AOS PASTORES...É POR ISSO QUE O SR. SE DIZ PERSEGUIDO...NÃO TEM O FRUTO DO ESPÍRITO!!! CUIDADO COM SEUS PENSAMENTOS (FIL. 4:8)...É POSSÍVEL QUE O SR NÃO AUTORIZE ESSE COMENTÁRIO...MAS ESTÁ ESCRITO NO CÉU E SE O SR NÃO SE RETRATAR, COMO PASTOR E ADVOGADO VOU ME OERECER PARA DEFENDE-LA...,O SR ESTÁ TAMBEM INCITANDO O ÓDIO E A DISCÓRDIA DE PASTORES E PESSOAS CONTRA ELA...ISSO É MALÍGNO!!!
CALUNIAR É COLOCAR UNS CONTRA OS OUTROS É CRIME!!!

Alan Capriles disse...

Prezado anônimo,
como meu blog não é anônimo, não responderei suas ameaças.

Mas aproveito para esclarecer outros leitores, evitando qualquer mal entendido:

Como deixei claro, não julguei a pessoa, mas a colocação ofensiva dela contra quem defende um retorno ao modelo bíblico de igreja. Isto não é crime. As palavras dela sim, são ofensivas, estão gravadas e podem ser baixada pelo site da melodia. Elas ofendem pessoas de bem, como Hernandes Dias Lopes, Walter McAlistert, John Piper, Paul Washer, John MacArthur, entre muitos outros, que defendem um retorno aos cinco solas da reforma protestante.

A igreja evangélica precisa se arrepender, se humilhar e retornar às Escrituras. Isto é um fato, mas como vivemos na era de Laodicéia, muitos ainda precisam de colírio para que vejam a nudez, miséria e desgraça espiritual em que a igreja evangélica, em sua maioria, se encontra.

Mas tenho esperança. O Espírito Santo está agindo. Sempre há um remanescente fiel. Glória a Deus!