sábado, 7 de novembro de 2009

2012 - VERDADE OU MITO?


Por Alan Capriles

Com estréia prevista para a próxima sexta-feira (13 de Novembro), o filme 2012 promete ser o filme catástrofe do ano. Seu diretor, Roland Emerich, já ficou mundialmente conhecido por dois outros filmes do mesmo gênero, "Independence Day" e "O Dia Depois de Amanhã".

Neste filme, nem o famoso monumento do Cristo Redentor escapa da fúria da natureza. A trama se aproveita da polêmica que circula na internet em torno do calendário Maia. A última data deste calendário é o dia 21 de Dezembro de 2012. Como os maias eram peritos em astronomia, muitos acreditam que eles teriam previsto uma catástrofe astronômica para esta data: o fim do mundo, ou o começo de uma nova era para a humanidade.

Coincidência ou não, circula na internet vídeos que anunciam um raro alinhamento cósmico previsto para esta mesma data. Segundo um documentário do History Channel, veiculado pelo youtube, "em dezembro de 2012 o Sol do solstício vai se alinhar com o centro da nossa galáxia, a Via Láctea. É um raro alinhamento cósmico. Acontece uma vez a cada 26 mil anos. [...] Ao mesmo tempo ocorre outro raro fenômeno astrológico: uma mudança do eixo da Terra em relação à esfera celeste. O fenômeno se chama precessão e a data exata em que se dará este estraordinário alinhamento galático será 21 de Dezembro de 2012." Você pode conferir este vídeo, clicando aqui.

Alguns crêem que, após este alinhamento cósmico, o pólo magnético da Terra (que faz com que as bússolas apontem sempre para o Norte) será alterado e, possivelmente, até invertido. Isto causaria catástrofes climáticas inimagináveis. É a chamada teoria da inversão magnética. Mas, lembre-se: é apenas uma teoria. Ou, talvez, mera especulação.

Acrescente-se a isto a previsão científica de que fortes tempestades solares devem ocorrer em 2012. Como se sabe, a Terra sofre influência dos fenômenos ocorridos no Sol, que, quando intensos, podem gerar fortes alterações climáticas em nosso planeta.

O calendário maia é verídico, existe mesmo, apesar de criado por um povo que já foi extinto. No entanto, ele teria que terminar em alguma data, o que não significa ser o fim do mundo, mas apenas o fim de um calendário, nada mais. Quanto ao alinhamento cósmico - se é que ocorrerá mesmo - pode não exercer nenhuma influência sobre a Terra, devido a distância extremamente absurda que nos encontramos em relação ao centro da Via Láctea.

O que não tem nada de verídico são as especulações de alguns ufólogos e espiritualistas acerca do ano 2012. Eles prevêem a chegada de discos voadores e a passagem pelo sistema solar de um enorme planeta, chamado de Nibiru, o que causaria terríveis terremotos e tempestades na Terra, devido a sua influência gravitacional sobre a mesma. Obviamente, tratam-se de oportunistas, que se aproveitam das especulações em torno de 2012 para se auto-promoverem.

A única previsão correta, astronomicamente falando, é a de um período de intensa atividade solar, fenômeno que ocorre a cada 11 anos. Isto sempre ocorreu, desde que a Terra gira em torno do Sol. O último ciclo de tempestades solares aconteceu em 2001 e, como se sabe, o mundo não acabou. Por que acabaria em 2012?

De qualquer forma, como cristãos, devemos estar sempre vigilantes e consagrados a Deus para o dia de nossa partida. Lembre-se de que alguns de nossos irmãos não chegaram nem sequer ao ano de 2009! Para eles, o Senhor já voltou, não é mesmo? Portanto, não espere por 2012 para levar Deus a sério. "Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus." (Romanos 14:12)

E, se porventura os últimos sinais que antecedem a vinda de Cristo começarem a ocorrer, temos uma clara orientação de nosso Senhor a respeito de como devemos agir:

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados. Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima." (Lucas 21:25-28)

Porém, não se esqueça que o Senhor Jesus também nos alertou:

"Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai." (Jesus Cristo, em Mt 24:36)

Portanto, que venha 2012! e 2013, 2014... ou não?


Confira também matéria publicada na Revista Galileu, clicando aqui.

3 comentários:

Pastoragente disse...

Graça e paz!
“Andando” por aí cheguei até o seu Blog e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.
Já estou te seguindo e será uma honra te receber no pastoragente.blogspot.com.
Se quiser segui-lo vai ser uma alegria pra mim.
No blog conto da forma mais realista e divertida possível as realidades, dúvidas e experiências de uma simples pastora como eu.
Fique na paz. Um abraço.

Pastoragente disse...

Graça e paz!
“Andando” por aí cheguei até o seu Blog e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.
Já estou te seguindo e será uma honra te receber no pastoragente.blogspot.com.
Se quiser segui-lo vai ser uma alegria pra mim.
No blog conto da forma mais realista e divertida possível as realidades, dúvidas e experiências de uma simples pastora como eu.
Fique na paz. Um abraço.

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto DELE sobre ti.

Medite no Salmo 36.8,9

Nele, Pr Marcello

P.s> Visite:

http://davarelohim.blogspot.com/

e veja a entrevista com o Pr Gesiel Gomes, que em breve, completará 50 anos de ministério.

Vale a pena ler!