OS COMERCIANTES DA FÉ

"Movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme." 2 Pedro 2:3

Por favor, reflitam sobre isto:

Alguém consegue imaginar o nosso Senhor Jesus Cristo cobrando para pregar, ou ensinar a Palavra de Deus? 

E alguém consegue imaginar qualquer um dos apóstolos cobrando para pregar o evangelho, ou ensinar o que aprendeu com o Senhor? 

E alguém consegue imaginar os autores bíblicos cobrando para conceder acesso àquilo que escreveram inspirados pelo Espírito Santo, sendo que não há qualquer escrito mais valioso em todo o Universo? 

Tudo isso eles nos deram de graça, embora tenham sofrido para fazê-lo, mas esse foi um custo prazeroso, pois sabiam estar obedecendo a Deus. Como pode então alguém se achar superior aos apóstolos e mesmo ao Senhor Jesus Cristo achando-se no direito de cobrar para se ensinar a santa Palavra de Deus? 

Pois bem, aqueles que cobram para pregar, ou por seus cursinhos bíblicos (ou sobre como escapar da grande tribulação - a modinha atual) terão que prestar contas com Deus por fazerem da santa Palavra de Deus um negócio. Ao cobrarem para compartilhar o ensinamento bíblico eles estão deixando de fora os mais pobres, que não tem condições de lhes pagar. A verdade, porém, é que tais "mestres" não se importam com essas pessoas carentes, pois não há neles o verdadeiro amor de Deus, mas apenas interesse financeiro. Sendo assim, não se deixe enganar: esses comerciantes da fé, por mais famosos que sejam, receberão o merecido castigo da perdição eterna se não se arrependerem! 

A justificativa dada por esses "mestres" é que eles necessitam cobrar, pois tiveram que gastar dinheiro com livros e equipamentos tecnológicos, além do tempo investido para escrever e gravar vídeos. Sabemos de tudo isso, mas o que a Palavra nos ensina é que aqueles que ensinam essa mesma Palavra o façam voluntariamente, não por torpe ganância, pois os que estão aprendendo irão também ofertar espontaneamente, se puderem fazê-lo, mas sem qualquer cobrança ou constrangimento por parte dos seus mestres — assim como os apóstolos não rejeitavam as ofertas que espontaneamente recebiam, porém não cobravam pelo que estavam ensinando. O problema é que esses mesmos comerciantes da fé não tem suficiente fé para confiar que Deus irá tocar no coração dos seus alunos para lhes enviar alguma oferta. E assim se assemelham aos ímpios e mundanos, que tudo fazem cobrando e por amor ao dinheiro. 

Que não nos esqueçamos disto:

O verdadeiro discípulo de Cristo não é aquele que meramente se diz cristão e conhecedor da Palavra de Deus, mas sim aquele que realmente segue os passos de Cristo, não ousando fazer algo que não consiga imaginar o seu Mestre e Senhor fazendo. 

- Alan Capriles.

A DEUS TODA GLÓRIA!

Comentários