DEZ CONSELHOS PARA PREGADORES INICIANTES

Por Alan Capriles

Eventualmente sou procurado por pregadores iniciantes, os quais me pedem conselhos sobre o que e como devem pregar. Sendo assim, por que não deixar por escrito algumas dicas? Talvez elas sirvam não somente aos iniciantes, mas também àqueles que desejam se aprimorar no dom que Deus lhes concedeu. Não que eu seja melhor do que ninguém, mas creio que após tantos anos pregando o evangelho, orando por esse ministério, e observando outros pregadores, eu deva ter algo de proveitoso para dizer sobre o assunto. Portanto, o que segue são os dez conselhos mais importantes que eu gostaria que alguém tivesse dado a mim mesmo no início do meu ministério. São conselhos valiosos, testados na prática.[1] Leia-os cuidadosamente, examinando com sinceridade não somente a maneira como elabora sua pregação, mas principalmente sua vida como pregador.[2]

1 - Pregue somente no texto bíblico que estiver "ardendo" em seu coração. Se você não estiver empolgado com sua mensagem, ninguém mais estará. 
Pregadores iniciantes geralmente procuram na Bíblia um texto para se pregar. Jamais devemos fazer isso! Nossas mensagens devem originar-se naturalmente, do hábito de nossa leitura bíblica diária. Cultivando esse hábito é inevitável que, durante a semana, não venhamos a ser impactados por algo que tenhamos lido. É dessa meditação nas Escrituras que surgem as pregações expositivas, ou seja, que expõem o texto bíblico.[3] Essas mensagens são as mais edificantes. Devemos evitar as chamadas pregações temáticas, pois esse tipo de mensagem raramente nasce de um texto, mas daquilo que o próprio pregador decidiu dizer, usando o texto apenas a pretexto de um tema.

2 – Faça seu próprio esboço, ao invés de usar o de outra pessoa. 
Obviamente, o uso do esboço não é obrigatório, mas, caso você venha utilizá-lo, evite usar um esboço de terceiros. Mesmo que seja um esboço de Charles Spurgeon, faça o seu próprio esboço, segundo o que Deus estiver falando ao seu coração. Pregadores iniciantes geralmente caem na tentação de procurar esboços prontos, mas é preferível pregar sem esboço algum a usar um esboço que não tenha nascido de sua própria meditação nas Escrituras.

3 – Ao elaborar seu esboço, escreva o mínimo possível. O esboço é apenas um guia, não é a pregação escrita. 
O esboço não é para ser lido, mas apenas consultado durante a mensagem.[4]  Tomando esse cuidado você conseguirá pregar olhando diretamente para as pessoas e não para o papel. Pregadores iniciantes costumam escrever a pregação no papel, pensando que isso é fazer um esboço, e depois ficam lendo as páginas daquilo que escreveram, sem olhar para os ouvintes – isso mata qualquer pregação! Para não cometer esse erro, anote em seu esboço somente as referências bíblicas e as “palavras chave” que o farão lembrar-se do que deve dizer, ou por qual caminho pretende seguir. Imagine os pontos do seu esboço como se fossem estações de trem, as quais apenas pontuam o caminho pelo qual ele deve passar e que o conduzem ao seu destino final – nesse caso, a conclusão da sua mensagem.

4 - Uma boa pregação tem um só propósito, um alvo bem definido. 
Esse alvo, também chamado de proposição, precisa ser dito logo na introdução da mensagem. Os ouvintes querem saber a respeito do que você irá falar, e se você não esclarecer isso logo no início da mensagem dificilmente eles lhe darão atenção no restante da mesma. O ideal é que a proposição seja clara, bem enfatizada e relembrada no decorrer de toda a pregação.

5 – Os pontos da mensagem precisam estar ligados ao seu propósito e aos ouvintes. 
Não é necessário haver muitos pontos em sua mensagem para que você comprove o que deseja enfatizar. Três pontos é o ideal; quando muito, quatro. Sete pontos torna a mensagem extensa demais. Dez pontos, nem pensar! Mas todos eles devem originar-se do texto e estar ligados à proposição, ou seja, devem ter algo a ver com o foco da sua mensagem. E não somente isso, mas os pontos precisam também estar ligados aos ouvintes, ou seja, devem ter alguma significação para suas vidas. Durante toda a mensagem o pregador deve deixar claro porque a Palavra que ele está pregando tem relevância para os seus ouvintes e como ela se aplica em suas vidas. O desprezo em se aplicar a mensagem na vida dos ouvintes é o que a torna desinteressante e, consequentemente, cansativa. Infelizmente, muitos pregadores cometem esse erro.

6 - Não sobrecarregue sua mensagem com referências bíblicas. 
Basta uma referência para cada ponto da mensagem. Raramente é necessário mais do que isso. Ou seus ouvintes creem na Palavra, ou não!

7 – Toda pregação do evangelho deve se fundamentar em Cristo. 
Sendo assim, compare o que pretende dizer com o que Cristo ensinou. Tenha certeza absoluta de que você não estará pregando ensinamentos errôneos. Isso é muitíssimo importante! Na dúvida, seja humilde e pergunte ao seu pastor.

8 - Seja você mesmo. 
Não tente imitar outros pregadores, tenha seu próprio estilo. Se você não acreditar em você, ninguém mais acreditará. Lembre-se também de que não adianta pregar uma coisa e viver outra. O exemplo do pregador fala mais fortemente que sua pregação.

9 - Por mais dura que seja a mensagem, pregue com amor. 
Tenha compaixão pelas almas. Termine sempre sua pregação semeando esperança e fé nos seus ouvintes, lembrando-lhes da misericórdia Deus, o qual é poderoso para transformá-los e transformar suas vidas. Conclua sua mensagem positivamente, motivando seus ouvintes a uma conversão genuína, por meio do arrependimento e da confissão de pecados em oração.

10 - Gaste tempo meditando e orando sobre sua mensagem. 
Não há nada pior para um pregador do que ele estar desprovido da unção. Portanto, cultive uma vida de oração. Encha-se do Espírito Santo e permita que Ele pregue através de você. Não cofie em si mesmo, mas na unção de Deus que opera através da sua vida.

Siga esses conselhos e sua pregação certamente será uma bênção! Dizer isso me fez lembrar que devo acrescentar algo muito importante. Mais cedo ou mais tarde ocorrerá aplausos durante a sua pregação, algo que você não deve forçar, mas que acontecerá espontaneamente. Sempre que isso ocorrer lembre-se de que esses aplausos não são para você, mas para a Palavra de Deus que está sendo pregada. Não há nada pior que um pregador soberbo, que busca glória para si mesmo. Mantenha-se sempre humilde. Somente a Deus seja a glória.

__________________________________________

Notas:

[1] Para ouvir algumas mensagens que preguei, clique aqui.

[2] Sei que alguns leitores tem uma ideia negativa quanto à pregação. Creio que tenham sido influenciados pela leitura do livro Cristianismo Pagão, de Frank Viola. Apesar de eu concordar com praticamente tudo que há nessa obra fantástica, faço uma ressalva quanto ao seu ponto de vista acerca do sermão. A meu ver, Viola radicalizou a questão, olhando com maus olhos algumas características que não são negativas em si mesmas. Por exemplo, o fato de se pregar ou não atrás de um púlpito não faz diferença alguma. Preguei durante anos em praças públicas e sei, pela prática, que o resultado é o mesmo. Outro argumento defendido por Viola, o de que “interrupções por parte da audiência eram comuns” nas pregações do Novo Testamento, simplesmente não se sustenta. Basta uma leitura do livro de Atos para que vejamos que as pregações não eram diálogos, mas proclamações do evangelho. Além do mais, não é proibido que alguém pergunte ou faça comentários durante uma pregação, coisa que já aconteceu comigo algumas vezes e que encarei com simpatia e atenção. Porém, a mais estranha crítica de Viola foi ele condenar que a pregação ocorra “pelo menos uma vez por semana” como se isso fosse algo negativo. Será que ele está sugerindo que devêssemos pregar menos?! Ora, quanto mais se proclamar o evangelho, melhor! Por outro lado, concordo plenamente que a pregação deve ser algo espontâneo, segundo a direção do Espírito Santo. O que Frank Viola esquece, ou ignora, é que o bom pregador se entrega à direção do Espírito Santo desde antes da preparação de um esboço, sendo este também preparado debaixo da mesma unção. O resultado são vidas impactadas e transformadas pela exposição da Palavra de Deus, fato que tenho testemunhado por toda a minha vida como pregador do evangelho. E por isso continuo pregando. 

[3] Para quem deseja se aprofundar no assunto da pregação expositiva, indico a leitura de A Importância da Pregação Expositiva para o Crescimento da Igreja, excelente livro de Hernandes Dias Lopes.

[4] Pregar sem esboço é o ideal. Mesmo que você elabore um rascunho, contendo a introdução, proposição, pontos da mensagem e conclusão, procure memorizar tudo e tente pregar sem a dependência do papel.

Alan Capriles

Comentários

Prezado Pr. Alan,

Sinto-me feliz em encontrar na blogosfera um blog como o do senhor. Livre de "amarras" e pulsando o "espírito do Evangelho". Pode-se imaginar que, naturalmente, tu não és muito bem vindo por algumas cabeças. É incrível como setores da Igreja Evangélica Brasileira não gosta do Evangelho!
Como a minha área profissional é a editorial, não poderia deixar de elogiar o seu estilo literário. Claro, coeso e objetivo demonstrando muita personalidade naquilo que escreve. É um prazer interagir com o nobre irmão.

Paz e Bem,

Marcelo de Oliveira e Oliveira
agracadateologia.blogspot.com
Renato disse…
Muito bom!!
Renato disse…
Muito bom!
Anônimo disse…
Vou pregar pela 1° vez , qual palavra você me aconselharia ? Algum versiculo , capítulo ..
Alan Capriles disse…
Aconselho um texto simples, de poucos versículos, que você saiba explicar e aplicar na vida dos ouvintes. Mas não posso lhe indicar texto algum, pois somente o Espírito Santo sabe o que essas pessoas precisam ouvir. Portanto, busque essa resposta em oração e confie que o texto certo arderá em seu coração.

Deus lhe abençoe!
leandro pedro disse…
agradeço pelos conselhos, tenha certeza de uma coisa, Deus te usa, por meio desses conselhos.. eu li examinei, e pus em pratica e Deus fez o quê ele quis. homem de Deus, que o Senhor possa te abençoar grandemente.
Anônimo disse…
Sou jovem apenas 1.6 anos breve farei 1.7 mais isso não vem ao caso.
Bom eu sou levita desde meus 8 anos de idade, sempre quis está lá na frente não importa fazendo o que pregando, tocando, levando água ou coisa parecida; quero pregar já fui chamado algumas vezes mais me senti inseguro essa seria a palavra, insegurança isso é algo que atrapalhará ou é temporário ?
Alan Capriles disse…
Respondendo a pergunta acima, deixada anonimamente.

É normal que nos sintamos inseguros, especialmente no início do ministério. Meu conselho é que você deposite toda sua confiança no Espírito Santo, em todos os sentidos: desde a escolha do que deverá pregar, quanto no preparo e entrega da mensagem. Entregue-se por completo ao Espírito Santo e se deixe ser instrumento nas mãos de Deus, transferindo sempre para o Senhor toda a glória. Quando percebemos que somos apenas um canal para o Seu fluir, as insegurança desaparece, pois deixamos de contar com nossas capacidades naturais, sabendo que nossa capacitação vem de Deus.

Espero ter ajudado.
Deus abençoe seu ministério!
Unknown disse…
Concerteza vai me ajudar bastante,muito obrigado pr.Alan,e que Deus continue te abençoando...
Unknown disse…
Muito bom,concerteza vai me ajudar bastante,que Deus continue te abençoando pr.Alan
Unknown disse…
Pr.Alan gosto de pregar já preguei em vários lugares e sempre quando termino ,sinto que não preguei bem,o que acontece comigo?
Alan Capriles disse…
Graça e paz!
Isso também acontece muito comigo. Às vezes, acho que preguei tão mal que nem consigo dormir direito. Mas é melhor que seja assim. Pior é quando o pregador se acha bom, pois começará a deixar de ser humilde, deixando de depender do Espírito Santo.
Continue pregando, amigo. E a Deus seja a glória!
Abraços!
Anônimo disse…
Graça e paz. pastor recebi uma profecia em um culto de um pastor muito abençoado que tenho o chamado de Deus para pregar a palavra, eu sempre pedi a Deus esse dom, mas é agora como saberei que estou pronto para iniciar meu ministério e subir em um púlpito e nao envergonhar a palavra de Deus!
Muito obrigado e perdão por escrever em anônimo, nqo consegui me conectar.
Meu nome é Luciano!
Alan Capriles disse…
Graça e paz, Luciano!

Meu conselho é que você não desperdice qualquer oportunidade que surja para pregar. Se o Senhor está lhe chamando para esse ministério, certamente Ele mesmo fará com que ocorram essas oportunidades. E quando elas acontecerem, releia e siga os conselhos do meu post e certamente sua pregação será uma bênção para a glória de Deus.

Um forte abraço!
Anônimo disse…
Obrigado pastor, próprio esse domingo recebi uma ligação do meu pastor, para levar uma rápida palavra para os irmãos, dois rápida mas na hora aceitei e é tive que preparar algo rápido pq ele me ligou quase na hora que eu estava saindo de casa para ir a igreja, mas para honra e Glória do Senhor deu td certo. Com certeza não vou desperdiçar nenhum convite pq anseio por esse dom. Obrigado pastor Alan e que Deus continue te usando. Graça e paz!
Luciano
Anônimo disse…
A paz do Senhor.
Pastor eu já sou Pregador,pela misericórdia de Deus mas ainda me sinto inseguro, tem pessoas que me elogiam mas me sinto incapaz de transmitir uma boa mensagem para a igreja. Me ajuda com algum conselho da parte de Deus.
Desde já agradeço, Deus abençoe.
Alan Capriles, Nem uma arma forjada contra ti prevalecerá queiro( Isa 54:17) vc é de Deus um servo do TERNO. OBRIGADOR POR EXISTIR!
Alan Capriles disse…
"Os céus e a terra passarão"
Agradeço pelo incentivo, pela Palavra de ânimo que chegou em boa hora. A Deus seja a glória!
Que o Senhor lhe abençoe cada dia mais!
Adriana Porto disse…
' Me ajudou muito '
Mais eu nunca preguei e Deus sempre fala pra eu me empenhar na palavra , ainda ontem tive um sonho eu sendo chamada pra pregar e Deus me deu uma palavra nesse sonho , e quando foi hoje no culto a pastora falou que Deus quer que eu coma da palavra pos ele tem um mistério , e fui chamada pra pregar num círculo de oração mais falei que ainda não estava preparada , mesmo tendo a mensagem ainda que não seja completa , mais tenho a certeza que e de Deus ! Mais me sinto insegura , porque sempre louvei e achava que so era uma simples levita e so queria louvar e não estudava muito a palavra ! Me sinto insegura ! Algum conselho??
Alan Capriles disse…
Irmã Adriana,

Fico feliz que meu texto tenha sido edificante pra você. Mediante o que a irmã escreveu, acrescentaria que antes de tudo você deve se dedicar a reler todo o Novo Testamento, marcando os versículos que considerar mais importantes, a fim de decorá-los. O Espírito Santo nos usa na medida em que nós estamos cheios da Palavra de Deus. Tome a firme decisão de reler todo o Novo Testamento e depois também o Antigo Testamento. E muita oração, para que sua mensagem tenha a unção do Espírito Santo.

Espero que em breve a irmã torne a entrar em contato para testemunhar o quanto Deus está lhe usando. Orarei neste sentido.

Deus lhe abençoe!
Maria disse…
Tenho muita timidez em falar em publico. Mas arde em meu coracao a palavra. Nunca preguei por vergonha e inseguranca. Como perder essa timidez?
Unknown disse…
Graça e paz pastor meu nome é Ednaldo e sou novo convertido a pouco mas de 5 meses e tenho me dedicado a o estudo bíblico e tenho procurado descubri quAl seria o meu chamado e eu me indentifico muito com a palavra de Deus inclusive ,foi revelado através de uma irmã que êu seria um pregador e fiquei muito feliz com isso,mas qual o conselho que o senhor poderia me dar pô favor.
Unknown disse…
Graça e paz pastor meu nome é Ednaldo e sou novo convertido a pouco mas de 5 meses e tenho me dedicado a o estudo bíblico e tenho procurado descubri quAl seria o meu chamado e eu me indentifico muito com a palavra de Deus inclusive ,foi revelado através de uma irmã que êu seria um pregador e fiquei muito feliz com isso,mas qual o conselho que o senhor poderia me dar pô favor.
Unknown disse…
Alan Capriles A Paz !!
Eu quero lhe agradecer por esses tópicos que me ajudou muito..
Pois bem, eu sou convertida a 4 anos tenho 20 anos deis do inicio da minha caminhada Deus sempre me mostrou que iria me usar muito na palavra, evangelismo ,ganhar almas vamos dizer missão. E meu coração arde muito com palavra almas, já sonhei pregando para muitas vidas, é Deus sempre me fala pra mim comer mais palavra dar mais tempo pra palavra que ele quer me usar, mais só que nunca preguei não só dar uma palavra quando dar oportunidade testemunho etc... O porém é que Deus sempre me dar palavras mais fortes, é eu sei que Deus quer me usar eu acabo não deixando Deus agir da maneira que ele quer me dar um frio na barriga um temor, não é vergonha talvez seja medo.Mais o que Mr aconselha com isso, e deis de já lhe agradeço,
Deus abençoe cada vez mais !!!!
Unknown disse…
Alan Capriles A Paz !!
Eu quero lhe agradecer por esses tópicos que me ajudou muito..
Pois bem, eu sou convertida a 4 anos tenho 20 anos deis do inicio da minha caminhada Deus sempre me mostrou que iria me usar muito na palavra, evangelismo ,ganhar almas vamos dizer missão. E meu coração arde muito com palavra almas, já sonhei pregando para muitas vidas, é Deus sempre me fala pra mim comer mais palavra dar mais tempo pra palavra que ele quer me usar, mais só que nunca preguei não só dar uma palavra quando dar oportunidade testemunho etc... O porém é que Deus sempre me dar palavras mais fortes, é eu sei que Deus quer me usar eu acabo não deixando Deus agir da maneira que ele quer me dar um frio na barriga um temor, não é vergonha talvez seja medo.Mais o que Mr aconselha com isso, e deis de já lhe agradeço,
Deus abençoe cada vez mais !!!!
Amanda disse…
Muito boas suas dicas Alan, gostei muito da maneira como escreveu e argumentou vou estudar mais a palavra de Deus e tentar aplicar no dia à dia. que Deus abençoe obrigada por compartilhar seu conhecimento.
Wallex Silva disse…
A Paz do Senhor Jesus Pr.Alan quero dizer que Deus falou muto ao meu coração através dessas palavras, e quero também dizer que, eu já fui convidado para pregar a palavra de Deus muitas vezes e por medo e insegurança eu venho recusando,Deus já me mostrou em sonho eu em cima de um púlpito pregando e veio até a mim pessoas usadas por Deus para confirmar oque Deus havia me mostrado, mais não sei oque faço mais, vejo pessoas la na igreja pregando com muita autoridade e por medo e insegurança eu não consigo, oque devo fazer ?
ar disse…
amém
Unknown disse…
Melhores concelhos que ja vi! Muito obrigado meu irmão que Deus continue te abençoando poderosamente nas áreas que você mais precisa! Deus é contigo
Anônimo disse…
Ainda hoje, em 2020 existem pessoas sendo edificadas esse conteúdo, parabéns