DISCÍPULOS DE CRISTO OU DISCÍPULOS DE CRISTIANISMO?

A diferença entre se dizer cristão e ser um verdadeiro filho de Deus




Áudio da mensagem que preguei do púlpito da Igreja Bíblica Cristã em 30 de Setembro de 2012, baseado no texto de Lucas 6:20-49, o qual pode ser conferido a seguir:
20 Então, olhando ele para os seus discípulos, disse-lhes: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.
21 Bem-aventurados vós, os que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, os que agora chorais, porque haveis de rir.
22 Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem e quando vos expulsarem da sua companhia, vos injuriarem e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do Homem.
23 Regozijai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu; pois dessa forma procederam seus pais com os profetas.
24 Mas ai de vós, os ricos! Porque tendes a vossa consolação.
25 Ai de vós, os que estais agora fartos! Porque vireis a ter fome. Ai de vós, os que agora rides! Porque haveis de lamentar e chorar.
26 Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas.
27 Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam;
28 bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam.
29 Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra; e, ao que tirar a tua capa, deixa-o levar também a túnica;
30 dá a todo o que te pede; e, se alguém levar o que é teu, não entres em demanda.
31 Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.
32 Se amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam.
33 Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Até os pecadores fazem isso.
34 E, se emprestais àqueles de quem esperais receber, qual é a vossa recompensa? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto.
35 Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus.
36 Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai.
37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados;
38 dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.
39 Propôs-lhes também uma parábola: Pode, porventura, um cego guiar a outro cego? Não cairão ambos no barranco?
40 O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre.
41 Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?
42 Como poderás dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro do teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.
43 Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto.
44 Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas.
45 O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.
46 Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?
47 Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante.
48 É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída.
49 Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.
(Jesus Cristo - Lucas 6:20-49)
____________________________________

Para ouvir mais mensagens que preguei confira nossa Playlist no YouTube.
Para baixar o áudio desta e de outras pregações, entre na página de áudio deste blog, clique no título desejado, aguarde abrir uma nova página, e escolha a opção download. O arquivo baixará gratuitamente para o seu computador no formato mp3.
____________________________________

Comentários

Vovoty's disse…
Alan querido Irmão. Como é rico o evangelho de Jesus e quanto temos que estudá-lo para interiorizar e entender seu profundo amor por todos nós. A família humana de Todo o Planeta e fora dele. Bem aventurados os pobres de orgulho, vaidades, egoismos, prepotencia, etc... porque deles será o Reino dos Céus. Quando aprendermos de verdade a olharmos ao outro e aceitá-lo como é na sua trilha de aprendizado em que todos estamos inceridos na escola universal de Deus e o amarmos amando ao nosso próximo como a nós mesmos, aí sim seremos ricos de Espírito, como o Senhor Jesus nos alertou tão claro, não? Te Amo muito irmãozinho e desejo muita paz, luz e harmonia em teu coração. Beijão na Rosa querida e filhotes amados.
Regina Farias disse…
Alan,

Fazia muito tempo que eu não queria ouvir mais certas pregações...

Então vi teu video e 'passei', deixei pra depois, mesmo sabendo de sua maravilhosa fase de transformação, mesmo com o título do mesmo me chamando a ler.

Então via a chamada no meu próprio blog me atraindo e resolvi que hoje eu iria assistir. Se bem que vim ao computador para ver outras coisas, confesso. Mas aí fui atraída imediadamente ao que havia dito 'domingo eu vejo'.

Dou graças a Deus por ver que ainda há pastores que se deixam quebrantar e, assim, vamos nos quebrantando também.
Obrigada!

R.
Alan Capriles disse…
Oi, Re!

Não posso deixar de comentar seu comentário, especialmente porque você está sempre nos enriquecendo com suas observações e eu raramente escrevo em seu blog (como também nos demais). Quero lhe agradecer por todo o carinho e lhe dizer também que seus comentários são um incentivo para que eu continue escrevendo e, nesse caso, também pregando. Como eu disse na mensagem, estou passando por um momento de auto-crítica, sendo confrontado comigo mesmo por meio do evangelho. Peço que me ajude em oração, a fim de que eu diminua e possa permitir que o Cristo que habita em cada um de nós tenha plena liberdade para continuar me usando na Palavra e, principalmente, nas obras de amor.

Deus lhe abençoe cada dia mais!
Regina Farias disse…
Pastor,

Está lá no meu blog e vou colocar no FB tb porque precisamos voltar ao primeiro amor urgente. Estamos muito mecanizados, robotizados, egoistas, individualistas.

E fique à vontade, eu não venho aqui para que vc vá lá. Não é uma troca mecânica e vc sabe disso. Se bem que em algumas vezes em peço socorro de algum 'guru' rsss da minha confiança como vc, René, W, J.C. Cláudio... mas para complementar alguma coisa que eu não saiba expressar tão bem como vcs. Mas sem pressa e sem pressão.

Quanto ao constante processo no caminho que nos submetemos a ser moldados, veja você que quanto mais nos flagramos confrontados em nós mesmos, mais Deus nos abençoa e nos usa para abençoar a outros.
Isso é simplesmente maravilhoso!
Oremos, então!
Alan Capriles disse…
Re, preciso lhe confessar...

Também recorro a nossos irmãos "gurus" que você mencionou. Há poucos meses, por exemplo, fui pessoalmente conversar com nosso amigo René, que pacientemente escutou acerca de minhas inquietações e conflitos interiores. Voltei de lá muito mais leve e encorajado a seguir em frente.

Mas, desde que li seu último comentário, fiquei incomodado por você não saber ainda o quanto sua vida foi importante para o meu amadurecimento espiritual. Tudo começou com um comentário estúpido que eu fiz em um artigo da Rô e que você repreendeu com extrema simplicidade e dureza. Aquilo falou forte comigo porque, lá no fundo, eu sabia que você estava certa. Foi quando eu comecei a ler seu blog, o que ajudou a acelerar meu despertamento espiritual.

Por isso, sinto-me no dever de lhe dizer que você também é um de nossos "gurus", que nos ajudam a enxergar o caminho quando as trevas tentam nos fazer desviar da verdade e do amor.

Agradeço muito a Deus por sua vida e pelo privilégio de compartilharmos nossas experiências com Cristo.

Deus continue lhe abençoando cada dia mais!
Regina Farias disse…
Alan,

Despida de qualquer vaidade, esse seu depoimento enche o meu coração de alegria, simplesmente por confirmar o que eu vi em você desde o início: uma pessoa sábia! (Embora não tenha percebido essa repreensão rss Acho que é o hábito, desde bem menina, de ser professora. Aos treze anos de idade já monitorava em sala de aula na escola dos meus pais).

Fico mais feliz ainda porque, graças a Deus você soube assimilar, pois infelizmente, muitos que se deparam com esse meu jeito assim direto, se ofendem e levam para o lado pessoal.

Isso tudo só me faz admirá-lo mais ainda e louvar a Deus por sua vida, pois que você tem o dom de 'ser pastor', verdadeiramente. E quantas almas precisam de suas palavras tão sinceras e pautadas no Evangelho puro e simples.

Deus o ilumine cada vez mais!!!

R.
Amados, entrei no seu abençoado blog, e verifiquei que aqui há vida, e que o amor de Jesus impera.
Dou-lhe os parabéns por este belo blog, que é mais uma ferramenta para levar a Palavra de Deus.
Tenho um blog que fazia gosto se o conhece-se, O peregrino e servo.
Também ficaria honrado se fizesse parte dos meus amigos virtuais.
Decerto que irei retribuir.
Fique na paz de Jesus. Com votos de um Ano Novo cheio de vitórias em Cristo.
António Batalha.


Parabéns pelo blog, mensagens edificantes.
Parabéns pelo blog, mensagens edificantes
Andreia Schweig disse…
Pastor Alan,
tenho acompanhado seu blog a muito tempo, sempre quando posso, ouço as pregações postadas nele.
De acordo com seus últimos posts, parecia inevitável que chegaria a esta conclusão: de que ser evangélico, nos dias de hoje, está muito distante de ser discípulo de Cristo. Tenho questionado muitas coisas em meu coração e é triste ver o amor se esfriar, os escândalos aparecerem, a falta de comunhão entre os irmãos... enfim, os sinais da volta de Cristo. Saiba que seus artigos têm me edificado muito. Não só a mim, porque baixei o áudio de suas pregações e tenho mostrado para muitos irmãos aqui no Mato Grosso. Confesso que fiquei curiosa sobre qual decisão tomou em relação a isto. Desde o final do ano tenho entrado no seu blog, mas não vejo nenhum comentário.
Creio que o Senhor tem cuidado de ti como sempre o fez.
Tenho orado por seu ministério.
Com amor em Cristo,

Andreia Schweig
Andreia Schweig disse…
Pastor Alan,
tenho acompanhado seu blog a muito tempo, sempre quando posso, ouço as pregações postadas nele.
De acordo com seus últimos posts, parecia inevitável que chegaria a esta conclusão: de que ser evangélico, nos dias de hoje, está muito distante de ser discípulo de Cristo. Tenho questionado muitas coisas em meu coração e é triste ver o amor se esfriar, os escândalos aparecerem, a falta de comunhão entre os irmãos... enfim, os sinais da volta de Cristo. Saiba que seus artigos têm me edificado muito. Não só a mim, porque baixei o áudio de suas pregações e tenho mostrado para muitos irmãos aqui no Mato Grosso. Confesso que fiquei curiosa sobre qual decisão tomou em relação a isto. Desde o final do ano tenho entrado no seu blog, mas não vejo nenhum comentário.
Creio que o Senhor tem cuidado de ti como sempre o fez.
Tenho orado por seu ministério.
Com amor em Cristo,

Andreia Schweig
Alan Capriles disse…
Olá, Andreia!

Alegra-me saber que os artigos e pregações têm sido edificantes para sua vida. Glória a Deus por isso!

Sei que estou em dívida para com todos que ouviram a pregação que você mencionou. Apesar de eu já ter voltado a exercer o ministério da Palavra, ainda estou sem novas publicações. Tenho, porém, trabalhado quase que diariamente naquilo que estou para publicar. Nesses próximos textos, que estou escrevendo com bastante cuidado e embasamento bíblico, tentarei explicar a compreensão que Deus, por sua misericórdia, tem me concedido acerca de Cristo e do evangelho.

Agradeço muito pelas orações e peço que continue orando para que o Senhor me conceda coragem para sempre obedecê-lo.

Aproveito para mandar um forte abraço para todos os irmãos de Mato Grosso que tem ouvido minhas pregações. Que vocês continuem sendo uma bênção nas mãos de Deus!