SEJA UM CRISTÃO PERSEGUIDO

Por Alan Capriles
Se você não é novo no meio evangélico, certamente já ouviu falar nos “cristãos perseguidos”. São assim chamados nossos irmãos que vivem nas nações onde o cristianismo é proibido. Não duvido que estes missionários realmente paguem um alto preço para se apregoar o evangelho, muitas vezes pagando com a própria vida. O que me deixa preocupado é que raramente se sabe de um cristão perseguido em nosso país. A tal ponto que o termo “cristão perseguido” virou sinônimo apenas de crentes que vivem na janela 10x40.
Será que um cristão precisa viver em outras nações, como a Coréia do Norte, o Irã ou a Arábia Saudita para ser perseguido? O apóstolo Paulo declarou enfaticamente que “todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (2 Timóteo 3:12 RA) Como se percebe, meditando neste versículo, não é a localidade que torna um cristão perseguido, mas a qualidade do seu cristianismo.
Não creio que Paulo estivesse exagerando. A perseguição é a conseqüência inevitável de uma vida cristã autêntica, o preço a se pagar por preferir agradar a Deus e não aos homens. Desta forma, a quase ausência de cristãos perseguidos em nosso país reflete a superficialidade do evangelho vivido pela maioria dos crentes brasileiros.
Ou será que eu é que estou exagerando? Creio que não. Quanto mais medito na palavra de Deus – especialmente nos evangelhos, no livro de Atos e nas epístolas – mais me dou conta de quão superficial tem sido a mensagem pregada na maioria das igrejas. Suponho que no afã pelo aumento do número de membros, muitos pregadores não dizem mais o que se precisa ouvir, mas buscam pregar apenas o que se deseja ouvir. Mensagens triunfalistas estão na moda, especialmente aquelas que não exigem nenhum concerto para se obter o favor de Deus. Uma igreja caracterizada por mensagens de auto-motivação certamente vai crescer mais rápido que as igrejas onde se prega o verdadeiro evangelho; porque esta mensagem exige arrependimento, conversão e compromisso com Deus, enquanto aquela se trata de uma mensagem humanista, centralizada no homem e não em Cristo.
O rápido crescimento destas igrejas não me fascina, porque não me ilude. Quando penso nisso me lembro de um jardim que está sob meus cuidados. Toda semana preciso arrancar o mato e as ervas daninhas que surgem naquele jardim. É impressionante como elas crescem rápido! Em poucos dias elas ultrapassam o tamanho das belas plantas ornamentais, que levaram meses para crescer. Mas quando vou arrancá-las, aquelas ervas daninhas saem com a maior facilidade, porque não tem raiz profunda. Aliás, quase não tem raiz nenhuma! Será que não é este o problema da igreja contemporânea? O número de evangélicos tem crescido rapidamente, mas o evangelho pregado para maioria destes crentes não tem tido profundidade alguma. Como conseqüência, muitos crentes da atualidade não se parecem com Cristo, pois não tem compromisso com seu evangelho.
A realidade é que os crentes de hoje não são mais perseguidos. Pelo menos, não no Brasil. E por que seriam? Afinal, eles não mais incomodam. Eles estão cada vez mais parecidos com o mundo! Percebo que a maioria destes não quer se indispor com ninguém; preferem fazer “vista grossa” para o erro dos outros. A filosofia do “to nem aí” e do “não tem nada a ver” está ganhando muitos adeptos nas igrejas. São crentes que não se posicionam, que não definem claramente de qual lado estão, se da carne, ou do Espírito. São como os crentes mornos da igreja de Laodicéia, que o Senhor estava a ponto de vomitar. (Apocalipse 3:16)
Deste modo, se você se preocupa em agradar a todos, talvez esteja enganado com o evangelho (Gl 1:10). Nosso Senhor foi bem claro: “Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros” (Jo 15:20). Quanto mais nos parecemos com Cristo, mais seremos perseguidos, assim como ele mesmo sofreu perseguição. Chegaram a ponto de acusá-lo de estar endemoninhado e, a respeito disso, ele nos alertou: “Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos?” (Mateus 10:25)
Nenhum de nós é melhor do que Jesus (Lc 6:40). Como é que alguém pode ousar dizer-se cristão sem ser odiado por ninguém? O próprio Senhor denunciou esta hipocrisia, quando asseverou: “Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas.” (Lucas 6:26 RA) Em outras palavras, para um crente ser louvado por todos, basta que ele seja falso.
Portanto, se um crente não sofre nenhum tipo de perseguição é hora de rever seu cristianismo. Mas quero concluir lembrando que vale muito a pena ser perseguido por amor a Cristo. E que esta bem-aventurança conforte você, assim como tem fortalecido a mim, toda vez que descubro ser um cristão perseguido em minha própria nação.
“Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.” (Mateus 5:11-12 RA)
Por Alan Capriles

Comentários

Unknown disse…
Olá, Pr.Alan este esssunto é muito interesante e atual, eu mesmo tenho sofrido muita rejeição e até mesmo perseguição por cauza das minhas pregações que mantenho firme uma postura evangelistica com base na conversão pelo arrependimento, e o nosso povo não está preparado para isso.
Que Deus tenha misericordia de nos.
Danilo disse…
Alan! Texto ótimo! Me sinto exatamente igual! Vivemos um momento impar na igreja que é solapada por vendilhões e por hipocritas. Duas tribos diferentes, mas igualmente danosas ao Reino.

Queria convidar você para conhecer o meu blog, o Genizah que horas é pirado e engraçado, horas é exaltado e sério, mas é super do bem e tem como regra levar o Evangelho da Liberdade Verdadeira e a Santa Subversão de Jesus ao mundo egocêntrico e perdido nos seus valores! E, ainda dando tempo, aproveito para tirar uma onda com este pessoal que anda explorando a fé das pessoas e ainda dizendo que são cristãos... Ops!

Por minha vez, já me tornei seu seguidor.

Abraços em Cristo e Paz!

Danilo

http://www.genizahvirtual.com/
WebPCamaral disse…
Olá pastor Alan!
A Paz do Senhor!

Gostei muito do seu texto, estava seguindo algumas noticias e chegando no Genizah li seu comentário e resolvi fazer uma visita.

Este texto é muito bom. Penso da mesma forma e tenho publicado artigos contra este "comercio" que está sendo feito por homens que se auto intitulam "chamados por Deus" "Ungidos de Deus" e até mesmo "Filhos de Deus". Jesus chamou esses tais de outra coisa em João 8:44 "Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira".

O pregador inglês C. H. Spurgeon escreveu "O diabo raramente criou algo mais perspicaz do que sugerir à igreja que sua missão consiste em prover entretenimento para as pessoas, tendo em vista ganhá-las para Cristo".

Quando se prega o Evangelho do Senhor Jesus Cristo aos perdidos e quando se prega o Evangelho do Senhor Jesus para que haja mudança "interna" "arrependimento" "renuncia" aos membros da igreja, aí começam as perseguições.

Vou publicar em meu blog esta sua mensagem http://blogdopcamaral.blogspot.com

Faça uma visita, já estou seguindo o seu para saber de mais atualizações.

Que Deus abençoe grandemente o seu ministério!
Amigo e Pr.Alan,como já tenho feito a algum tempo ontem estava conversando sobre as escrituras e como elas nos edificam,ensinam e exortam;mas uma irmã de minha denominação me chamou de herege,disse que eu e outros irmãos temos só pregado contra,temos só mostrado erros,digo:como saber a verdade sem conhecer a mentira?Pra, conhecermos a verdade da Palavra de Deus temos que expor os erros,pra que haja uma comparação,mas tenho incomodado tremendamente alguns membros de minha igreja,a ponto de isolarem-me dentro do ministério,sou professora de Escola Bíblica e como tal não posso me furtar a ensinar a verdade que por muitos séculos foi negligenciada,tenho juntamnte com meu genro que também é professor,sido chamada de "bitolada",louca,e agora de hereje,seus artigos tem me fortalecido muito,oremos pela verdade do evangelho,glórias a Deus......
Alan Capriles disse…
Amiga Rosimary
A Verdade sempre incomoda os acomodados. É como eu lembrei nesse artigo: “todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (2 Timóteo 3:12)
E essa perseguição começa dentro da própria igreja!
Lembre-se do título do meu blog, siga a Verdade em Amor. Ore pelos que lhes perseguem, a fim de que também alcancem o mesmo entendimento que o Senhor tem lhe dado. Não adianta discutir, se eles não estão dispostos a mudar. Apenas deixe claro que você permanecerá com a Palavra, e não com as tradições humanas.
Estarei lembrando de você em minhas orações. É uma honra tê-la como seguidora e comentarista deste blog.
Deus lhe abençoe cada dia mais!
Pastor,vi hoje no you tube o senhor alertando os pastores o porquê das pessoas estão saindo das igrejas. Sou uma delas.tudo que o senhor falou nesta lista é a pura realidade. Eu me via dentro de um clube. Muita festa,menos amor.Gostaria de saber se tem algum templo aqui no barreto_-sao gonçalo.RJ.