ANTECIPE-SE AO CAOS


Por Alan Capriles

Após muito observar e ponderar sobre as informações que consegui obter acerca do novo coronavírus, minha conclusão é de que a situação é realmente muito grave. Sendo assim, devemos não somente nos preocuparmos e orar, mas também tomarmos providências o quanto antes.

Primeiramente, devo esclarecer que tenho plena consciência de que essa epidemia é muito conveniente para que governos consigam aumentar a repressão e obter um rígido controle sobre seus cidadãos. Porém, isso não significa que o vírus seja falso, não representando uma ameaça real. Provavelmente falso foi o número de mortos apresentado pela China, uma vez que a taxa de mortalidade no Irã, por exemplo, está em 25%, a qual é muito mais alta que os 2% informados pelo governo chinês.

Sei também que provavelmente o Covid-19 tenha sido criado em laboratório e que seus criadores estejam aguardando o momento certo para divulgar que descobriram a vacina e assim venderem-na para o mundo inteiro - e ainda bancarem os heróis! Mas provavelmente isso não ocorrerá sem que antes esse vírus seja usado como desculpa para se acelerar o processo de extinção do dinheiro físico no mundo, implantando-se a moeda digital tão desejada pela elite.

Seja como for, alguém sempre sai ganhando em uma crise, ou se aproveita dela de alguma forma. O fato é que, a despeito disso, a gravidade desse vírus não pode ser uma fake news, como alguns chegaram a afirmar, pois o governo chinês não provocaria prejuízos exorbitantes em sua própria economia para sustentar uma mentira. Antes, pelo contrário, temos evidências de que a situação na China é muito mais grave do que o divulgado por seus meios oficiais. Sendo assim, vamos aos fatos e juntemos as peças do quebra-cabeças:

1) Embora esse vírus (Covid-19) pareça não ser tão mortal quanto o Sars, especialistas afirmam que seu contágio é mais rápido que o vírus da gripe comum e que pode ficar incubado no corpo humano sem manifestar sintomas por pelo menos duas semanas. Ou seja, isso significa que pessoas podem estar contaminadas sem saber e estar contaminando outras pessoas por mais de dez dias.

2) Nesta semana soubemos de centenas de casos confirmados na Europa, especialmente na Itália. Tais pessoas já estavam contaminadas há dias, embora não soubessem e estavam seguindo com suas vidas normalmente, inclusive fazendo viagens.

3) A cidade do Rio de Janeiro recebeu neste carnaval cerca de 2 milhões de turistas, um número recorde, e deste montante pelo menos 450 mil são estrangeiros.

4) Basta que apenas um desses estrangeiros tenha vindo ao Brasil portando o vírus para contaminar centenas, ou até milhares de pessoas durante o carnaval - uma festa na qual as pessoas ficam aglomeradas por horas e estão todas bastante suadas.

Sendo assim, podemos concluir que o Brasil certamente já tem pessoas contaminadas com o Covid-19. E, provavelmente, muitas pessoas... É impossível que dentre os 450 mil estrangeiros que pularam carnaval no Rio não houvesse pelo menos um turista contaminado! Sem contar os demais europeus e asiáticos que foram para outras cidades brasileiras. Certamente dezenas de turistas estrangeiros devem ter vindo ao Brasil com o vírus, porém sem ainda manifestarem os sintomas.

Portanto, sejamos prudentes e estejamos nos antecipando ao caos. Pois é muito provável que estejamos na contagem regressiva para uma situação caótica. É evidente que cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador deverão em breve ter casos confirmados e terão que enfrentar situações semelhantes a cidades chinesas e italianas, onde as prateleiras dos mercados estão ficando vazias e pessoas tiveram que ficar confinadas em suas residências. Você já parou para pensar nisso? Ou vai deixar para agir quando tudo estiver mais caro e em falta nas prateleiras? Como está seu estoque de, por exemplo, papel higiênico? Não é pra rir, não... O caso é sério, amigos. Que cada um faça sua lista e tome logo as devidas providências.

Oremos para que nada disso aconteça! Porém, se Deus permitir acontecer, que não sejamos pegos de surpresa.

Alan Capriles
P.s.: Enquanto eu concluía esse texto contatos me informaram que acabou de ser confirmado o primeiro caso de coronavírus Covid-19 no Brasil. Como eu disse, a contagem regressiva para o caos já começou.


Comentários